CACTO-ESTRELA
Nome: Cacto-estrela
Outros nomes: estapélia, flor-estrela
Categoria: cactos
Ordem: Gentianales
Família: Apocynaceae
Subfamília: Asclepiadoideae
Tribo: –
Subtribo: –
Gênero: Stapelia
Espécie: Stapelia hirsuta
Origem: África do Sul
Tamanho: de 15 a 20 cm
Propagação: por divisão de touceira e por muda
Iluminação: meia sombra, sol pleno
Rega: media água
Plantio: o ano todo
Perfumada: sim
Floração: outono, verão
Frutos: não comestíveis
Uma mosca varejeira pode não ser dos insetos mais adoráveis — bem, os insetos raramente o são —, mas certamente não merecia ser tão enganada assim. Em busca de um pedaço de carne em decomposição aonde possa depositar seus preciosos ovos, a varejeira é atraída por um embriagante odor de carniça, um perfume para qualquer mosca que se preze. Ao se aproximar da fonte do cheiro, ela pousa em uma superfície vermelha, macia e com pelos, onde deposita sua prole crente de que a filharada terá alimento suficiente quando as larvas saírem dos ovos. Esfrega as patas da frente alegremente e sai voando. Lá vai mais uma mosca feita de barata tonta pelo cacto-estrela.
CACTO-ESTRELA É FEDORENTO E PARENTE DAS SUCULENTAS
Mais próxima das suculentas do que dos cactos, essa espécie tem um bom motivo para sacanear as varejeiras: são elas seus agentes polinizadores, aqueles que levarão o pólen de uma flor até o ovário de outra, possibilitando a reprodução da planta. Para nossa sorte, seu cheiro repugnante não costuma ser um problema para seres humanos se o vaso for mantido em local arejado — portanto, nada de cultivá-la dentro de casa.
Ao contrário das primas suculentas, o cacto-estrela gosta de terra úmida e pode ser plantado diretamente no chão, fazendo bonitas touceiras de até 20 cm, que se espalham rapidamente. O solo deve ser preparado com uma parte de areia, uma de terra vegetal e uma de composto orgânico e regado periodicamente, sem encharcar.
Como obter brotos ou mudas de um cacto-estrela
Se quiser tirar uma muda, corte um segmento do caule com um estilete limpo e deixe a estaca secar por dois dias, para cicatrizar o ferimento. Quando a área de corte estiver seca, plante a muda em terra e composto orgânico misturados e mantenha o substrato molhado. Em poucos dias surgirão as raízes e logo a muda soltará brotos. Quando surgirem os primeiros botões, aproveite para vê-los de pertinho: além de não cheirarem mal, eles parecem feitos de tecido!