PAINEIRA
Nome: paineira
Outros nomes: paineira-rosa, árvore-de-lã, barriguda, árvore-de-paina, paina-de-seda, paineira-fêmea, Chorisia speciosa
Categoria: árvores
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: ombacoideae
Tribo: –
Subtribo: –
Gênero: Ceiba
Espécie: Ceiba speciosa
Origem: Brasil e Argentina
Tamanho: de 15 a 30 m
Propagação: por estaca
Iluminação: meia sombra, sol pleno
Rega: média água
Plantio: o ano todo
Perfumada: sim
Floração: primavera, verão
Frutos: não comestíveis
Pode perguntar para seus parentes mais velhos que é batata: alguém já dormiu em um travesseiro recheado de paina. Quando ninguém ainda tinha ouvido falar em “viscoelástico” ou nem imaginava que a Nasa pudesse estampar a embalagem da roupa de cama, almofadas, travesseiros e bichos de pelúcia eram todos feitos com a lã macia e branca dos frutos da paineira.
PAINEIRA É ÁRVORE BRASILEIRA DE GRANDE PORTE
Árvore ornamental brasileira de flores grandes e vistosas, essa espécie produz frutos semelhantes a abacates, só que de casca muito dura. É difícil encontrá-los ainda fechados no chão: eles se abrem ainda no pé, nos galhos mais altos, estourando a casca depois de muitos dias de exposição ao sol. Assim, maduros, estão prontos para serem fuçados pelos passarinhos que, como o vento, são os responsáveis pela dispersão das sementes. De beija-flores a periquitos e maritacas, é grande o número de aves que recheia seus ninhoscom paina – uma maneira muito confortável de manter os ovos aquecidos e protegidos de umidade.
A lã da paina serve para forrar travesseiros, e o tronco da paineira é leve e mole
Presente em praças e canteiros de Goiás, Paraná, São Paulo, Minhas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, a paineira é rústica e tem crescimento rápido, o que a torna forte candidata na recuperação de áreas degradadas. Seu tronco, que pode passar dos 25 metros de altura, tem saliências pontiagudas semelhantes a espinhos grossos, uma característica que facilita a identificação da árvore. Leve, mole e de baixa durabilidade, a madeira é usada em canoas, caixotes e tamancos, além de compor a pasta celulósica, material mais comumente utilizado na fabricação de papel.
A melhor forma de plantar uma paineira
Quer ensinar seu filho a plantar uma árvore? Colha os frutos ainda fechados e deixe-os no sol até que a casca estoure – peça para a molecada pisar em cima para checar. Abra a baga com cuidado e aproveite para observar a beleza da lá ainda úmida, toda compartimentada, como uma espiga de milho felpuda. Essa é a melhor hora para retirar as sementes, uma vez que, com a lã seca e volumosa, os grãos se enroscam e tornam a tarefa mais trabalhosa. Para se ter uma ideia de rendimento, um quilo de paina contém quase 6 mil sementinhas!
Como deve ser o solo para plantar as sementes da paineira
Coloque as sementes para germinar em sementeira ou saquinhos individuais, em terra misturada a areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo-as à meia sombra. Cubra com um tico de substrato peneirado e regue duas vezes ao dia, sem encharcar. Em menos de quatro meses, as mudas estarão prontas para o plantio em local definitivo – que deve ser bem espaçoso, para dar conta de uma árvore tão grande.