Ixora-rei
Nome: Ixora-rei
Outros nomes: Ixora, Ixora-africana
Categoria: arbustos
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Subfamília: Ixoroideae
Tribo: Ixoreae
Subtribo: —
Gênero: Ixora
Espécie: Ixora coccinea
Origem: Sumatra
Tamanho: até 4 metros
Propagação: por estaca
Iluminação:sol pleno
Rega: pouca água
Plantio: primavera
Perfumada: não
Floração: primavera/verão
Frutos: não comestíveis
Bate muito sol na sua casa? Tem certeza? A roupa seca no varal em poucas horas e a calça jeans fica tão esturricada que para em pé sozinha? Você precisa passar protetor e colocar óculos escuros pra cuidar das plantas nem que sejam poucos minutos? Seu jardim está fadado a só ter cactos e cactos? Sua cidade é tão quente que só existem duas estações verão e inferno? Olha, se você disse “sim” pra maioria das perguntas, prepare-se pra ser feliz com a ixora-rei, também conhecida como ixora-africana. Espécie de CALORÃO, de ficar o dia todo no sol forte, de embelezar muros, varandas e bordas de canteiros, essa espécie é bem maior do que a ixora comum, com floração de um vermelho vivo impressionante.
Como cuidar da ixora-rei
O arbusto alcança até 2 metros de altura, aceitando podas ocasionais que, associadas a uma boa adubação mensal, ajudam a produzir ainda mais flores. Como acontece com todas as ixoras, esta também cresce lindamente em cidades litorâneas, atraindo borboletas e beija-flores aos montes. Experimente cultivá-la em substrato bem fértil, em grupos, pra potencializar o efeito no jardim.
Como reproduzir a ixora-rei ou africana
Para fazer mudas da ixora-rei (ou ixora-africana), corte galhos de 10 a 15 cm na primavera, escolhendo os ramos mais saudáveis, com a espessura de um lápis. Plante as estacas em substrato para mudas misturado a húmus de minhoca em partes iguais, e mantenha em local levemente sombreado até que surjam as primeiras folhas novas, quando sua muda já poderá ser transferida, aos poucos, para ambiente ensolarado.