
Neoregélia
Nome: Neoregélia
Outros nomes:
Categoria: bromélias
Ordem: Poales
Família: Bromeliaceae
Subfamília: –
Tribo: –
Subtribo: –
Gênero: Ananas
Espécie: Ananas comusus
Origem:Brasil
Tamanho: até 30 centímetros
Propagação: por muda
Iluminação: meia sombra, sombra
Rega: muita água
Plantio: o ano todo
Perfumada: não
Floração: primavera, verão
Frutos: não comestíveis
Falar de dengue perto de um jardineiro parece que atrai uma palavra em especial: bromélia. Não importa o quanto as pesquisas mostrem que esse tipo de planta não é foco do mosquito transmissor da doença, é alguém ter bromélias em casa pra aparecer um desavisado cheio de boas intenções. Naquele copinho que uns chamam de “berçário de mosquito”, nós, amantes das plantas vemos um ecossistema em miniatura — e muitos animais encaram como um restaurante self service dos mais concorridos.
BROMÉLIA NEOREGÉLIA TEM UM ECOSSISTEMA DO BEM
Na água fresca que vive nas bromélias, ali, no meio do cálice, vão beber passarinhos e pererecas, micos e saguis, lagartos e camundongos, toda sorte de bichinho sedento, que aprecie uma sombrinha fresca ou esteja em busca de insetos crocantes. Sim, porque de fato há larvas e muitos pernilongos nesse encontro de água e folhas tão comum na neoregélia, sim, mas também um milhões de predadores, mantendo esse mini mundo em equilíbrio.
Não faça furos em bromélias
Não fure sua neoregélia, não encha o copinho de areia. Em vez disso, suspenda o inseticida barra-pesada e revise mil vezes latas, pneus, baldes e caixas-d’água, esses, sim, nascedouros preferidos do Aedes. Deixe que a beleza assuma em lugar do medo e que sua casa fique protegida sem apelar para a destruição. Olha quanta cor pode surgir num simples vasinho, naquele canto só com claridade onde você queria tanto uma planta tropical…