Ipê
Considerada a flor nacional, essa árvore está presente em todas as regiões do país, seja de forma isolada, seja em renques. Do tupi, “ipê” significa “casca dura” e também é conhecido como “pau d’arco”, pois sua madeira era utilizada para produzir os arcos de caça. É considerada uma madeira nobre e é utilizada em diversas aplicações, desde a estrutura de construções até instrumentos musicais.
CARACTERÍSTICAS E CULTIVO
Do gênero Tabebula, é da família das bignoniáceas. Uma árvore alta, que, para florescer, fica completamente sem folhas. Suas flores amarelas, brancas ou roxas aparecem entre o final de julho e início de outubro, e são muito apreciadas e utilizadas no paisagismo e na arborização de cidades.
Extremamente fácil de ser cultivada, essa árvore gosta de sol pleno e possui diversas variedades, sendo o ipê amarelo sua variedade mais apreciada e conhecida. Gosta de solos com textura argilosa, úmidos, mas com boa drenagem. No entanto, se adaptam a diversos tipos de solo.
No início, as regas devem ser mais frequentes. A partir do terceiro ano, os ipês começam a florescer. Como florescem em época de seca (durante todo o inverno), as regas podem ser reduzidas nesse período. É importante saber que, antes de florescer, as árvores ficam totalmente sem folhas. É o ciclo natural dessa planta.
Apesar de ser uma árvore de grande porte, o ipê pode ser cultivado em vasos grandes (mínimo de 20 litros). O maior cuidado que você deve ter é que o vaso tenha boa drenagem, para não encharcar as raízes, e que o vaso seja posicionado em um local arejado e sob sol pleno.
A adubação pode ser esporádica – entre 1 e 2 vezes por ano. As podas não são essenciais para seu crescimento ou florescimento. Mas é possível fazer podas de limpeza, retirando galhos e folhas secas. O plantio é feito a partir de sementes.
Vamos buscar uma solução verde para o seu espaço!
Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!
MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram