Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/plugins/essential-grid/essential-grid.php on line 97

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/framework/functions-wordpress.class.php on line 250

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-icon-box.php on line 117

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-opening-hours.php on line 175

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-featured-page.php on line 143

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-social-icons.php on line 176

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-testimonials.php on line 237

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-cta-banner.php on line 147

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-cta-button.php on line 114

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-count-box.php on line 128

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-google-map.php on line 171

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-recent-posts-list.php on line 189

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-recent-posts-block.php on line 246

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-brochure.php on line 122

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/mbgarden/public_html/wp-content/themes/the-landscaper/inc/widgets/widget-facebook.php on line 149
fevereiro 2020 – MB Garden
Jardinagem e Paisagismo
Av. Maracanã, 925 - Arapongas - PR
(43) 3046-2320
Seg-Sex: 08h - 18h | Sáb: 08h - 17h | Dom: 09h - 12h
28 fev 2020

Dasilírio ou Rabo-de-dragão

 

BELEZA RÚSTICA E IMPONENTE PARA O SEU JARDIM! 

 

DASYLIRION ACROTRICHUM, DASILÍRIO, DASILIRIUM

 

Na decoração e paisagismo, ela vem ganhando destaque por conta de sua beleza exuberante, simetria e folhas numerosas que chegam de 100 a 300 por ramo e encantam e impressionam a todos, tornando-se o centro das atenções em um jardim.

É esxtremamente versátil e cai como uma luva, tanto em jardins de composições mais contemporâneas, quanto aqueles de inspiração mais desértica. É uma planta extremamente rústica e de facílima manutenção. Também pode ser cultivadas em vasos, jardineiras, adornando varandas, sacadas e áreas ensolaradas.

O rabo-de-dragão ou dasilírio é uma planta arbustiva, suculenta, perenifólia e dióica, originária de regiões desérticas do México, que vem sendo largamente utilizada no paisagismo, tanto por sua beleza quanto por sua capacidade de se adaptar a ambientes inóspitos, com pouca água.

As folhas são suculentas, fibrosas, lineares, com margens cobertas de espinhos e extremidades espigadas. Elas crescem dispostas em roseta radial em torno do núcleo do caule. O caule amarronzado tem crescimento lento e um formato peculiar, decumbente (caído), assemelhando-se a uma grande minhoca conforme vai crescendo.

A floração ocorre no verão e somente nos exemplares adultos. Ela se caracteriza por uma inflorescência ereta, que desponta acima da folhagem, com numerosas flores de cor branca-creme.

 

 

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, perfeitamente drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente apenas na estação seca e nos primeiros meses após o plantio. Não tolera encharcamentos, sendo muito suscetível à podridão no colo e raízes.

Não deve ser cultivado em regiões com clima muito úmido e chuvoso, pois a perda é praticamente certa. Em lugares assim, convém plantá-lo em vasos e protegê-lo temporariamente dos períodos chuvosos em ambientes internos bem iluminados pelo sol.

Canteiros elevados no jardim são os locais de escolha para o plantio, por facilitar a drenagem. Por ser uma planta oriunda do deserto, o rabo-de-dragão é capaz de tolerar de temperaturas entre -6°C até 50°C. Multiplica-se por sementes.

 

Nome Científico: Dasylirion acrotrichum

Nomes Populares: Rabo-de-dragão, Dasilírio, Dasilirium

Família: Asparagaceae

Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens, Plantas Esculturais

Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: América do Norte, México

Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

Esta e outras espécies de plantas você encontra aqui na MB Garden!

Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e confira o acervo de plantas e flores espetaculares!

21 fev 2020

Aspargo rabo-de-gato

 
 
 
 
 

BELEZA, PERFUME E MUITO MAIS VERDE PARA OS AMBIENTES 

 
 
 
 
 

ASPARAGUS DENSIFLORUS

 

O Aspargo rabo-de-gato é uma planta da família Liliaceae, originária da África do Sul, também conhecida pelos nomes de Aspargo ornamental e Aspargo-pendente. O aspargo-pendente é uma folhagem que fica muito bem em jardineiras, vasos ou em vasos suspensos.

Ele pode alcançar de 40 a 60 cm de altura, e gera pequenos frutos vermelhos e redondos no decorrer do ano, que também são ornamentais. Suas folhas são compostas de espinhos, lineares e ponteagudas formando densos ramos, parecendo o rabo de um gato.

Já suas flores são bem pequenas, brancas e perfumadas, surgindo principalmente no verão. É uma planta que pode ser cultivada em todo país, inclusive nos estados onde o inverno é bem rigoroso, pois tolera muito frio ao frio.

 

CULTIVANDO EM JARDINS

 

O Aspargo-rabo-de-gato pode ser cultivado em locais de sol ou à meia sombra, em solos com textura grossa e bem drenado. Cascas de pínus de granulometria pequena também podem ser colocadas, para dar maior textura ao substrato.

Adicione esterco bovino bem curtido, cerca de 2 kg/m2 e areia, se o solo for do tipo argiloso. Para o plantio em canteiro a terra deverá ser cavada em profundidade de 20 cm, para que as raízes desenvolvam bem.

 

PLANTIO EM VASOS OU JARDINEIRAS

 

O Aspargo-rabo-de-gato também pode ser cultivado em jardineiras e vasos. Em primeiro lugar deve-se proteger o fundo do vaso com geomanta ou brita de granulometria grossa, colocando por cima um punhado de areia úmida.

Isto irá garantir que o buraco de drenagem de regas não irá entupir com a terra. Colocar parte do substrato, plantar a muda e completar as paredes com mais substrato e regar. Para reposição de nutrientes poderá usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de uma colher de sopa da medida que acompanha a caixa. Incorporar ao solo do vaso e regar.

 

 

 CUIDADOS

 

O aspargo-rabo-de-gato cresce melhor quando deixado à meia-sombra, em locais com boa luminosidade indireta. Ele tolera condições com pouca luz, mas sua folhagem fica mais rala.

Mantenha o solo regularmente úmido, regando sempre que ele estiver ligeiramente seco. O crescimento é relativamente rápido, e as raízes também crescem muito vigorosas. Por isso, aconselha-se trocar de vaso uma vez por ano, para que suas raízes não estourem o vaso.

 

DECORAÇÃO E PAISAGISMO

 

O Aspargo-rabo-de-gato é bastante usado em canteiros junto com cactos e suculentas, onde forma uma perfeita combinação com agaves de folhagem azulada e de folhas largas. Tem sido muito utilizado para telhados e coberturas de lajes para jardins sustentáveis devido à sua rusticidade.

Há de ter um pouco de cuidado, pois o aspargo-rabo-de-gato se trata de uma planta invasora, sem predadores e que as sementes poderão se dispersar facilmente pelos pássaros.
Gostou de saber mais sobre esta planta que tem uma beleza singular?

 

Aqui na MB Garden você encontra esta e outras opções belíssimas para deixar qualquer cantinho mais lindo!

Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e venha conferir essa e outras espécies aqui na MB Garden!

14 fev 2020

Antúrio

 

SAIBA MAIS SOBRE A PLANTA QUE É PURA BELEZA 

 

ORIGEM E DESCOBERTA DO ANTÚRIO

Nativo das matas de Nova Granada, na Colômbia, o antúrio foi descoberto em 1876 e faz sucesso na Europa até hoje. É de lá que vem alguns dos híbridos mais coloridos e exóticos, capazes de produzir flores vermelhas, brancas, rosadas, verdes, pretas e estriadas de roxo ou rosa.

A fama de afrodisíaca vem da espiga ereta e das folhas e flores em forma de coração. Bem, não exatamente “flores”: a parte colorida é, na verdade, uma folha modificada chamada “bráctea”, semelhante às do bico-de-papagaio.

Suas verdadeiras flores ficam agrupadas na espiga e são quase invisíveis a olho nu. Quando a espiga fica cheia de verrugas, é sinal de que as flores vão gerar sementes.

 

DECORAÇÃO E CUIDADOS COM A PLANTA

Na decoração, o antúrio pode ser usado tanto como planta de vaso quanto de corte, rendendo belos arranjos tropicais. É uma ótima escolha para presentear homens, por ter um desenho simples e elegante.

Se for cultivá-lo em vaso, prepare uma mistura de uma parte de terra, uma de areia e duas de composto orgânico, colocando uma boa camada de pedras no fundo para escoar o excesso de água das regas.

Planta rústica que dá pouquíssimo trabalho, vai bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta sol o dia todo. Para uma folhagem bonita, mantenha a terra úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno.

Nos dias de calor intenso, borrife água morna nas folhas e deixe o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas. Adube a cada quinze dias) e replante a cada quatro anos. Aproveite o replantio para acrescentar mais composto orgânico na terra e ampliar o vaso, já que essa espécie é espaçosa.

Mantenha em local com muita claridade, que receba sol por umas quatro horas diárias e luz difusa o resto do dia. O segredo do antúrio belo é nunca deixar a terra secar.

 

 

Nome popular: antúrio

Gênero: Anthurium

Espécie: Anthurium andraeanum

Origem: Colômbia

Tamanho: até 1 m

Propagação: por estaca e por semente

Iluminação: meia sombra, sol pleno

Rega: média água

Plantio: o ano todo

Floração: o ano todo

Frutos: não comestíveis

 

Agora que você já sabe sobre o Antúrio, passe na MB Garden e garanta o seu! Ah! E não esqueça de curtir nossas páginas nas redes sociais!

Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e venha conferir essa e outras espécies aqui na MB Garden!

07 fev 2020

Zamioculca

 

SAIBA COMO CUIDAR, PLANTAR E DECORAR
COM A PLANTA QUE É PURO CHARME
 

 

De folhas verdes brilhantes e galhos alongados, a Zamioculca é uma das espécies de folhagens mais recomendadas para o cultivo dentro de casa. Se você está procurando por uma planta bonita e fácil de cuidar, precisa conhecer mais detalhadamente essa planta de nome, digamos, no mínimo, esquisito.

Por isso, continue acompanhando esse post que vamos te contar tudo sobre ela, te ensinar como plantar a zamioculca, como cuidar da zamioculca, como fazer mudas da zamioculca e, ainda, trazer lindas inspirações de como inserir a zamioculca na decoração da casa.

A planta, originária da África, é muito utilizada na ornamentação de salas, corredores, halls de entrada, ambientes corporativos, espaços públicos e, principalmente, ela é a melhor escolha para locais mal iluminados. Sabe qual a razão de toda essa popularidade?

Ela se adapta muito bem a todo tipo de lugar e exige pouca iluminação e ventilação. Contudo, apesar da alta resistência da planta, ela não tolera geadas. Nesse caso, proteja a sua zamioculca em épocas de frio, especialmente quando os termômetros estiverem abaixo de 18°.

A zamioculca pertence a família das Aráceas, a mesma dos copos de leite e antúrios, mas a planta se assemelha mais com uma espécie conhecida como zâmia. Tal semelhança deu origem ao nome cientifico zamioculca.

Contudo, este não é o único nome da planta, ela também é popularmente conhecida como dólar ou árvore de dinheiro, em relação direta ao seu tom de verde.

 

CULTIVANDO A ZAMIOCULCA

 

É muito simples plantar zamioculca. Geralmente, as mudas de zamioculcas são feitas por divisão das touceiras ou por sementes que caem da haste de floração. Mas também é possível obter mudas da zamioculca a partir dos galhos da planta.

Nesse caso, retire um galho rente a base e deixe-o dentro da água até começar a surgir as raízes, depois é só plantar.

Antes de iniciar o plantio tenha em mãos um vaso de tamanho adequado para a muda. Recomenda-se usar um vaso duas a três vezes maior que a muda para garantir as melhores condições de crescimento e desenvolvimento da planta.

No fundo do vaso, adicione argila expandida ou pedriscos para auxiliar a drenagem. A zamioculca não tolera água em excesso e um bom sistema de drenagem no vaso garantirá a beleza das folhas dessa espécie.

Após preencher cerca de ¼ do vaso com argila, prepare o solo. A proporção recomendada é de 1 litro de terra comum para ½ litro de areia e ½ litro de húmus de minhoca. Misture bem todos os componentes antes de colocá-los no vaso.

Ajeite a plante no centro e complete com o restante da mistura de solo. Vale ressaltar que as proporções podem variar para mais ou para menos dependendo do tamanho do vaso que está sendo utilizado.

 

 

CUIDANDO DA ZAMIOCULCA

 

A zamioculca é a planta mais indicada para os jardineiros iniciantes ou aqueles muito esquecidos. Afinal, a planta requer pouquíssimos cuidados e é muito resistente e capaz de sobreviver longos períodos sem água.

As regas devem ser realizadas entre uma ou duas vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Com a zamioculca é melhor pecar pela falta de água do que pelo excesso, já que o solo encharcado provoca o amarelamento das folhas e até mesmo o apodrecimento do rizoma, o que fatalmente levará a planta à morte.

 

Para se manter bonita e saudável é importante manter o solo do vaso da zamioculca adubado. Use matéria orgânica, como húmus de minhoca, para fazer a adubação ao invés de fertilizantes químicos.

A reposição do adubo deve ser feita apenas a cada três ou quatro meses. Lembre-se também de remover as folhas amareladas e mortas para não comprometer a saúde da planta. Ela não suporta exposição ao sol.

Portanto, pode e deve ser cultivada a meia sombra ou a sombra plena. Uma dica para garantir o crescimento por igual é girar o vaso de vez em quando para que todas as partes da planta possam receber a mesma quantidade de luz.

 

CURIOSIDADES SOBRE A PLANTA

 

A zamioculca possui flores de cor branca. Acontece que dificilmente você irá conseguir vê-las, já que elas ficam praticamente escondidas dentro da touceira de folhas. O período de floração é no verão ou no inicio do outono;

O rizoma subterrâneo da zamioculca, semelhante a uma batata, armazena água, o que permite a planta sobreviver por um longo período de estiagem. Caso isso aconteça, todas as suas folhas caem, mas o rizoma permanece vivo, voltando a brotar no período de chuvas;

Todas as partes da zamioculca são venenosas se ingeridas. Portanto, todo cuidado é pouco, especialmente com animais de estimação e crianças. O simples contato com a seiva da planta já causa irritação da pele e das mucosas;

A zamioculca é muito resistente à baixa luminosidade, podendo viver em locais sombreados onde outras plantas dificilmente sobreviveriam;

Sabe aqueles produtos para limpar as folhas das plantas? Pois bem, nem pense em limpar as folhas da sua zamioculca com eles. A planta, simplesmente, não se adapta;

A zamioculca é tão indicada para a decoração de interiores que pode ser cultivada até mesmo em ambientes com ar condicionado, sendo, portanto, uma ótima opção para escritórios, lojas e shoppings centers;

A zamioculca com folhas amarelas pode indicar dois problemas: ou excesso de água ou excesso de sol. A exposição ao sol pode queimar a planta e enfraquecer o rizoma, já as regas abundantes e frequentes tendem a amarelar as folhas e apodrecer a planta;

Dizem que a zamioculca serve para atrair proteção, sorte e prosperidade quando colocada na entrada da casa;

 

Agora que você já sabe tudo sobre a zamioculca, do plantio ao cuidado, que tal inserir essa linda planta na decoração da sua casa? Você encontra a zamioculca e outras plantas aqui na MB Garden.

 

Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e venha conferir essa e outras espécies aqui na MB Garden!