Cica: a palmeira que não é palmeira
A Cycas revoluta, apesar de ser conhecida popularmente como palmeira Cica, não é uma palmeira, mas uma cicadófita. Tem origem no Japão e China, e é bastante cultivada como planta ornamental na Índia.
É uma planta bastante simétrica, com folhas de um verde escuro reluzente, que a torna uma planta ornamental querida em todo o mundo, em regiões temperadas e tropicais. Ela inclusive ganhou o Award of Garden Merit (em tradução livre, “Prêmio de Mérito em Jardinagem”), da Sociedade Real de Horticultura Britânica, em 2017.
CARACTERÍSTICAS E CULTIVO
Foi descrita no final do século XVIII, e é uma planta de crescimento extremamente demorado – só chega à altura máxima (aproximadamente de 6 a 7 metros) entre 50 e 100 anos. É também bastante cultivada como bonsai.
Idealmente, o solo deve ser arenoso e com boa drenagem, misturado a algum composto orgânico. No entanto, consegue crescer em praticamente qualquer tipo de solo, desde que tenha boa drenagem – caso contrário, não crescerá.
Para produzir folhas, precisam de bastante luz – e prosperam tanto em sol pleno quanto em meia-sombra. Mas não a cultive em locais de sombra ou penumbra, pois dificilmente ela conseguirá se adaptar. Em condições de baixa luminosidade, ficam mais propensas a doenças. Além disso, toleram temperaturas bem baixas, perto dos 13°C, e também pouca umidade no ar.
As regas devem ser regulares, mas moderadas. As cicas não gostam de solo encharcado, mas não deixe o solo completamente seco. A adubação deve ser feita durante a primavera e no final do verão – mas é sempre melhor fertilizar de menos que demais. Caso seja utilizado adubo orgânico ou de liberação lenta, evite seu contato com a coroa, que protege a formação de novas folhas.
TOXICIDADE
Se ingerida, é extremamente tóxica. Todas as partes da planta são tóxicas, mas as sementes contêm maior concentração da toxina. Os animais domésticos são particularmente mais suscetíveis a esse risco, já que acham a planta palatável.
Os sintomas começam a aparecer aproximadamente 12 horas após a ingestão, e podem incluir vômito, diarreia, fraqueza, convulsão e falência do fígado. Estima-se a mortalidade é de 50-75% em quem sofre de intoxicação com a cica. Caso aconteça, o médico veterinário deve ser procurado imediatamente.
Aqui na MB Garden você encontra essa e outras plantas ornamentais para deixar seu espaço com muito mais vida e charme. Vamos buscar uma solução verde para o seu espaço!
Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!
MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram