As rendas são plantas muito relacionadas às memórias afetivas. Isso porque eram muito cultivadas por mães, tias e avós, e remetem à nossa infância. Da mesma espécie das samambaias, essas plantas têm uma folhagem extremamente delicada e filigranada – que realmente lembram uma renda – e são nativas das florestas tropicais.

 

Muitas pessoas confundem a renda francesa e a renda portuguesa, inclusive pensam se tratar da mesma planta. Mas não é, já que não pertencem nem à mesma família. O nome científico da renda francesa é Ruhmora adiantiformis, e pertence à família Dryopteridaceae. Já o nome científico da renda portuguesa é Davallia fejeensis, e ela pertence à família Davalliacea.

 

A diferença mais notável entre as duas é que as folhas da renda francesa são menores e mais densas. Já as folhas da renda portuguesa são mais espaçadas e maiores. Mas os cuidados, como veremos, devem ser os mesmos!

 

CARACTERÍSTICAS E CULTIVO

Como as rendas são samambaias, elas precisam exatamente dos mesmos cuidados. Devemos levar em consideração que são plantas que vivem nas florestas, sob imensas árvores que as protegem do vento e da luz direta do sol, que estão em um ambiente constantemente úmido, mas não encharcado. E o ideal é tentar reproduzir o máximo possível essas condições em casa.

 

 

O substrato das rendas deve ser solto, com fibra de coco e casca de pinus, mas também deve possuir adubo orgânico, como húmus de minhoca. O solo ideal para as samambaias é um solo alcalino, e você pode controlar a acidez do solo com cal ou cascas de ovo. A luminosidade ideal para as rendas é a sombra. Mas, na jardinagem, “sombra” não significa “escuro”, apenas “sem contato direto com os raios solares”. Elas precisam de muita luminosidade natural!

 

Os melhores vasos para cultivá-las são aqueles com a borda larga, e que tenha furos para drenagem, já que, apesar de gostar de muita umidade, essa planta não tolera encharcamento. As regas devem ser feitas pelo menos 3 vezes por semana, molhando apenas o substrato, e não as folhas: diferentemente das samambaias ou das avencas, as rendas não gostam de ter suas folhas molhadas constantemente.

As rendas não toleram temperaturas extremas, por isso podem perder as folhas durante invernos rigorosos, que se tornam acobreadas e caem. Mas, na primavera, renovam-se e brotam novamente.

 

Vem buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram