SAIBA COMO CUIDAR, PLANTAR E DECORAR
COM A PLANTA QUE É PURO CHARME
 

 

De folhas verdes brilhantes e galhos alongados, a Zamioculca é uma das espécies de folhagens mais recomendadas para o cultivo dentro de casa. Se você está procurando por uma planta bonita e fácil de cuidar, precisa conhecer mais detalhadamente essa planta de nome, digamos, no mínimo, esquisito.

Por isso, continue acompanhando esse post que vamos te contar tudo sobre ela, te ensinar como plantar a zamioculca, como cuidar da zamioculca, como fazer mudas da zamioculca e, ainda, trazer lindas inspirações de como inserir a zamioculca na decoração da casa.

A planta, originária da África, é muito utilizada na ornamentação de salas, corredores, halls de entrada, ambientes corporativos, espaços públicos e, principalmente, ela é a melhor escolha para locais mal iluminados. Sabe qual a razão de toda essa popularidade?

Ela se adapta muito bem a todo tipo de lugar e exige pouca iluminação e ventilação. Contudo, apesar da alta resistência da planta, ela não tolera geadas. Nesse caso, proteja a sua zamioculca em épocas de frio, especialmente quando os termômetros estiverem abaixo de 18°.

A zamioculca pertence a família das Aráceas, a mesma dos copos de leite e antúrios, mas a planta se assemelha mais com uma espécie conhecida como zâmia. Tal semelhança deu origem ao nome cientifico zamioculca.

Contudo, este não é o único nome da planta, ela também é popularmente conhecida como dólar ou árvore de dinheiro, em relação direta ao seu tom de verde.

 

CULTIVANDO A ZAMIOCULCA

 

É muito simples plantar zamioculca. Geralmente, as mudas de zamioculcas são feitas por divisão das touceiras ou por sementes que caem da haste de floração. Mas também é possível obter mudas da zamioculca a partir dos galhos da planta.

Nesse caso, retire um galho rente a base e deixe-o dentro da água até começar a surgir as raízes, depois é só plantar.

Antes de iniciar o plantio tenha em mãos um vaso de tamanho adequado para a muda. Recomenda-se usar um vaso duas a três vezes maior que a muda para garantir as melhores condições de crescimento e desenvolvimento da planta.

No fundo do vaso, adicione argila expandida ou pedriscos para auxiliar a drenagem. A zamioculca não tolera água em excesso e um bom sistema de drenagem no vaso garantirá a beleza das folhas dessa espécie.

Após preencher cerca de ¼ do vaso com argila, prepare o solo. A proporção recomendada é de 1 litro de terra comum para ½ litro de areia e ½ litro de húmus de minhoca. Misture bem todos os componentes antes de colocá-los no vaso.

Ajeite a plante no centro e complete com o restante da mistura de solo. Vale ressaltar que as proporções podem variar para mais ou para menos dependendo do tamanho do vaso que está sendo utilizado.

 

 

CUIDANDO DA ZAMIOCULCA

 

A zamioculca é a planta mais indicada para os jardineiros iniciantes ou aqueles muito esquecidos. Afinal, a planta requer pouquíssimos cuidados e é muito resistente e capaz de sobreviver longos períodos sem água.

As regas devem ser realizadas entre uma ou duas vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Com a zamioculca é melhor pecar pela falta de água do que pelo excesso, já que o solo encharcado provoca o amarelamento das folhas e até mesmo o apodrecimento do rizoma, o que fatalmente levará a planta à morte.

 

Para se manter bonita e saudável é importante manter o solo do vaso da zamioculca adubado. Use matéria orgânica, como húmus de minhoca, para fazer a adubação ao invés de fertilizantes químicos.

A reposição do adubo deve ser feita apenas a cada três ou quatro meses. Lembre-se também de remover as folhas amareladas e mortas para não comprometer a saúde da planta. Ela não suporta exposição ao sol.

Portanto, pode e deve ser cultivada a meia sombra ou a sombra plena. Uma dica para garantir o crescimento por igual é girar o vaso de vez em quando para que todas as partes da planta possam receber a mesma quantidade de luz.

 

CURIOSIDADES SOBRE A PLANTA

 

A zamioculca possui flores de cor branca. Acontece que dificilmente você irá conseguir vê-las, já que elas ficam praticamente escondidas dentro da touceira de folhas. O período de floração é no verão ou no inicio do outono;

O rizoma subterrâneo da zamioculca, semelhante a uma batata, armazena água, o que permite a planta sobreviver por um longo período de estiagem. Caso isso aconteça, todas as suas folhas caem, mas o rizoma permanece vivo, voltando a brotar no período de chuvas;

Todas as partes da zamioculca são venenosas se ingeridas. Portanto, todo cuidado é pouco, especialmente com animais de estimação e crianças. O simples contato com a seiva da planta já causa irritação da pele e das mucosas;

A zamioculca é muito resistente à baixa luminosidade, podendo viver em locais sombreados onde outras plantas dificilmente sobreviveriam;

Sabe aqueles produtos para limpar as folhas das plantas? Pois bem, nem pense em limpar as folhas da sua zamioculca com eles. A planta, simplesmente, não se adapta;

A zamioculca é tão indicada para a decoração de interiores que pode ser cultivada até mesmo em ambientes com ar condicionado, sendo, portanto, uma ótima opção para escritórios, lojas e shoppings centers;

A zamioculca com folhas amarelas pode indicar dois problemas: ou excesso de água ou excesso de sol. A exposição ao sol pode queimar a planta e enfraquecer o rizoma, já as regas abundantes e frequentes tendem a amarelar as folhas e apodrecer a planta;

Dizem que a zamioculca serve para atrair proteção, sorte e prosperidade quando colocada na entrada da casa;

 

Agora que você já sabe tudo sobre a zamioculca, do plantio ao cuidado, que tal inserir essa linda planta na decoração da sua casa? Você encontra a zamioculca e outras plantas aqui na MB Garden.

 

Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e venha conferir essa e outras espécies aqui na MB Garden!