SABIA QUE SUA COMPANHIA NA QUARENTENA
PODE TRAZER BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL?
Já foi comprovado cientificamente que as plantas podem trazer uma energia revigorante, um colorido especial, vivacidade aos ambientes e um alento à solidão e desesperança neste período de isolamento social.
Durante este período difícil que a humanidade atravessa, em que somos obrigados a permanecer dentro de nossas casas, poder cultivar algumas orquídeas e outras plantas em interiores pode ser um verdadeiro privilégio.
Nestas circunstâncias, temos total autonomia e liberdade para providenciarmos a manutenção das nossas queridas plantinhas, sem dependermos de outras pessoas para cuidar.
O melhor de tudo isso é que podemos desfrutar da convivência com nossas orquídeas, coisa que seria impossível caso elas não estivessem presente dentro de casa. Devido à falta de espaço, dá para adaptar o cultivo entre o quarto, varanda, sala, copa e escritório.
Sendo assim, é possível dormir e acordar na companhia das plantas, elas estão sempre presentes no cotidiano, alegrando a visão, purificando o ar e tornando a atmosfera mais agradável. Nada mais conveniente e inspirador para quem trabalha escrevendo, ou em home office.
Pois sempre que nos sentimos sem inspiração ou sem criatividade, vislumbrar a beleza das cores, seus formatos e anatomia, nos traz um novo fôlego, um alento e uma possibilidade de enxergar as coisas por outro viés.
Outra questão importante a respeito do cultivo e suas possibilidades é que esses são verdadeiros amenizadores e coadjuvantes para a saúde mental durante este período de confinamento. Neste contexto pelo qual passamos, ter plantas dentro de casa, inclusive orquídeas, ajuda imensamente a aliviar a tensão, o medo e as incertezas.
Ao nos dedicarmos ao cuidado de outro ser vivo, desviamos o foco de nossos próprios umbigos, nossos problemas e concentramos as energias em ajudar os outros.
E esta relação é recíproca. Cuidando das orquídeas e outras plantas, acabamos recebendo de volta uma energia revigorante, um alento para a solidão e desesperança. Elas não são meros objetos de decoração, são seres vivos que reagem e respondem aos nossos atos.
O convívio cotidiano com as orquídeas nos ensina a valorizar o nascimento de uma nova raíz e o surgimento de um botão floral. Aprendemos que algumas orquídeas florescem no inverno, outras ao longo do ano todo. Percebemos que as orquídeas também descansam, durante algumas estações, para então desabrocharem abundantemente em outras.
Trata-se de um processo muito mais intenso, sólido e prazeroso do que comprar um maço de flores de corte no supermercado, estruturas que já vêm prontas e floridas, para então contemplarmos seu fenecer, ao longo dos dias subsequentes.
Ao cultivarmos orquídeas, temos a floração como recompensa de um trabalho de meses. E, após o término deste processo, temos a certeza de que novas flores virão, nos meses seguintes. Da mesma forma, temos a certeza de que a vida retomará seu curso normal, após a passagem deste furacão em nossas vidas.
Que tal começar hoje mesmo a cultivar orquídeas ou outras espécies e com isso, consequentemente, amor?
Aqui na MB Garden, você encontra tudo que precisa para por em prática essa atividade tão bonita e recompensadora!
VENHA CONFERIR A INFINIDADE DE ESPÉCIES EM FLORES,
FOLHAGENS, VASOS E MUITO MAIS, AQUI NA MB GARDEN.
Curta a MB Garden nas redes sociais e confira posts e conteúdos no blog!
MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram