Nativo do continente Americano (Central e Sul), o antúrio é uma planta tropical cujo primeiro registro foi feito na Colômbia em 1876. Existem mais de 600 espécies de antúrios, mas a mais comum no Brasil é a de cor vermelha. Com um formato de coração e uma espádice saliente, a planta já foi uma das mais famosas do país, caiu no esquecimento e, hoje em dia, voltou a ser uma das queridinhas na decoração.

 

CARACTERÍSTICAS E CULTIVO

Na verdade, a parte colorida do antúrio não é a sua flor. Trata-se de uma folha modificada chamada “bráctea”. As verdadeiras flores ficam na espádice, e são tão pequenas que é difícil enxergá-las.

 

 

São de cultivo bastante fácil e simples. Não toleram sol pleno mas precisam de bastante claridade. Por suas características naturais – com as folhas e inflorescências de aspecto envernizado –, adaptam-se bem em ambientes internos e até mesmo ambientes com ar condicionado. Mas precisam de luz natural, portanto é necessário posicioná-las próximas a janelas, portas de vidro ou clarabóias.

 

As regas devem ser regulares para manter o solo úmido, mas deve haver boa drenagem para não acumular água e encharcar as raízes. A adubação pode ser feita quinzenalmente ou mensalmente: isso contribui para que fiquem frondosas, com uma folhagem viva e bela. Podem chegar a ter até 1 metro de altura. O replantio deve ser feito com uma periodicidade de 4 ou 5 anos.

 

Vamos buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram