Não tem tanto segredo para cuidar das plantas – pelo menos da maioria delas. Tudo que precisam é de água, luz e um pouco de adubo. Mas há muita confusão no que se refere às regas, especialmente em diferentes épocas do ano, em que o regime de chuvas muda bastante. Muitas pessoas acham que devem esperar a chuva, e que só isso basta – afinal, na natureza, só recebem a água quando chove. Mas isso está longe de ser ideal. Confira nossas dicas para nunca mais errar nas regas.

 

POR QUE A CHUVA NÃO BASTA?

As plantas utilizam água para absolutamente tudo, desde a absorção de nutrientes, até a fotossíntese e a floração. É verdade que algumas plantas precisam de mais água que outras, mas o fato é que todas precisam ser aguadas de forma consistente. Por isso, mesmo em época de chuva é importante conferir como está o solo ou o substrato para ver se a planta recebeu água em quantidade suficiente.

 

Em seu ambiente natural, as plantas estão nas condições ideais. Mas a verdade é que, em nossos jardins, cultivamos diversos tipos de plantas, que não necessariamente são nativas da nossa região, e, mesmo que fossem, nossos jardins não são habitats naturais. Nessas condições, é importante ter atenção às necessidades de cada uma.

 

QUANDO REGAR?

De modo geral, vale a regra do dedo. O teste é muito simples: esfregue o dedo na superfície do solo ou substrato: se o seu dedo sair “limpo”, é hora de regar; se sair manchado, pode esperar. O horário ideal é pela manhã; no máximo até o meio dia. Se as plantas passarem as noites encharcadas, ficarão mais suscetíveis a doenças, fungos e outras pragas – além de aumentar as chances de as raízes apodrecerem.

 

 

COMO REGAR?

Sempre que for regar, regue abundantemente. Isso vale mesmo para as plantas que precisam de água com uma frequência menor. Muitas pessoas confundem essa regra, e acabam regando com uma quantidade ínfima de água com uma frequência baixa. Mesmo orquídeas e suculentas, por exemplo, devem receber bastante água quando forem regadas – lembrando sempre de que o vaso deve ter boa drenagem, pois, via de regra, nenhuma planta gosta de solo encharcado, embora existam exceções. É para deixar a água escorrer mesmo, sem medo!

 

QUANTA ÁGUA DEVO DAR?

Antes de tudo, garanta que seu vaso tenha boa drenagem. Então, regue abundantemente, sem medo de encharcar. Deixe a água escorrer pelo vaso e continue por pelo menos 20 segundos. Quanto menor for o vaso, mais água você terá que dar por rega. Como a maior parte da água vai escorrer, é importante dar tempo para que ela absorva. O ideal é mirar a água diretamente na terra, e não na folhagem, deixando a água chegar nas raízes.

 

Caso seu vaso não tenha furos para drenar a água (o que não é recomendado!), regue em abundância, dê algumas horas para as raízes absorverem a água e então escoe toda a água.

 

Vamos buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram