Conhecida principalmente por produzir azeitonas, a oliveira é uma árvore com um simbolismo enorme para as três maiores religiões monoteístas do mundo. É com as azeitonas que se produz o azeite, um dos óleos mais consumidos e apreciados da culinária mundial, mas que também era utilizado como óleo de unção nas cerimônias religiosas. 

Mas, além desses aspectos simbólicos e culinários, a oliveira é também uma planta ornamental. De origem mediterrânea, tem um tronco retorcido e folhas de um verde acinzentado que a tornam uma das mais belas e únicas árvores que existem. E elas são extremamente longevas, podendo viver por milênios.

 

 

CARACTERÍSTICAS E CULTIVO

A oliveira pertence às Oleáceas e seu nome científico é Olea europaea L. De grande porte, pode ultrapassar os 15 metros de altura na fase adulta, mas seu crescimento é bastante lento. No entanto, para o cultivo das azeitonas e produção de azeite, são podadas constantemente para manter uma baixa estatura. Além disso, as oliveiras selvagens costumam ser mais baixas que as plantadas e cultivadas.

Sua raiz pode chegar a 6 metros de profundidade, o que facilita muito a absorção de água e nutrientes do solo e garante que ela se mantenha saudável. Suas folhas verde-acinzentadas são persistentes e não caem todas ao mesmo tempo; pelo contrário, caem no decorrer do ano, dando lugar a novas folhas. Quando secas, podem ser utilizadas inclusive para chás, com diversos efeitos benéficos ao organismo, além de fornecer muitos nutrientes.

 

 

Seu cultivo é bastante simples, pois essa árvore se adapta muito bem à seca e condições climáticas adversas. São extremamente resistentes ao frio e devem ser cultivadas sob sol pleno. Suas flores brancas ou amarelas surgem entre abril e junho, e os frutos – as azeitonas – surgem a seguir. Apesar de serem resistentes à seca, têm boa resposta às regas regulares. Para que as flores surjam, é preciso fornecer água e nutrientes suficientes ao solo, com regas e adubação regulares. O pH ideal para o solo é 6,5.

É possível realizar podas anualmente ou a cada dois anos, especialmente após o surgimento dos frutos. Como toda árvore frutífera, a oliveira reage muito bem a esse procedimento.

 

Vem buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram