Ícone dos anos 60 e 70, a samambaia se mostrou uma planta atemporal e digna de ser chamada de clássico da decoração e do paisagismo. Muito ornamental, a samambaia tem uma origem pré-histórica: é uma das plantas mais antigas do mundo e são consideradas os “dinossauros” das plantas. Na verdade, elas existiam na época dos verdadeiros dinossauros, e sobreviveram a eles. Com mais de 12 mil espécies, a samambaia virou febre novamente e merece toda nossa atenção, pois embeleza qualquer ambiente!

 

CARACTERÍSTICAS E CULTIVO

As samambaias são plantas tropicais, isto é, gostam de temperaturas altas, bastante umidade e muita iluminação indireta. No entanto, se adaptam muito bem em vasos, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos – desde que fiquem próximas às janelas e que haja abundância de luz natural.

 

 

A condição de luminosidade ideal da samambaia é aquela de meia-sombra, evitando a incidência direta dos raios solares sobre suas folhas por muito tempo, especialmente o sol mais forte.

 

As regas devem ser bastante frequentes, mantendo a umidade no substrato. Isso vai garantir longevidade à sua planta. Mas o vaso deve ter furos para drenagem, e isso é importante para não deixá-la encharcada. O “teste do dedo” funciona super bem para as samambaias: se, ao encostar o dedo no substrato, o dedo sair limpo e a consistência for seca e arenosa, é hora de regar! Se o dedo sair sujo, o substrato continua úmido e a rega pode esperar mais um dia.

A adubação pode ser feita mensalmente ou bimestralmente com adubos orgânicos. Um solo rico garante uma folhagem mais vistosa, vigorosa e verdinha. Sempre observe a aparência das folhas para saber como ela anda de saúde. Evite sair arrancando as folhas, mesmo que pareçam secas e velhas. Ao invés de funcionar como poda de crescimento, isso vai dificultar ainda mais a recuperação da sua samambaia.

 

Vem buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram