Azul, a cor da tranquilidade é pouco comum entre as flores e é o maior diferencial da incrível e marcante hortênsia (Hydrangea macrophylla). Uma planta de rápido e fácil cultivo e por isso muito utilizada para produção comercial.
A hortênsia é uma planta rústica e
se adapta a diferentes tipos de solos
Muito utilizada como planta ornamental, ela ganha destaque devido aos cachos que possui. Enfeitam e embelezam os mais diversos ambientes.
A espécie é bastante cultivada em vasos seja para decoração de varandas ou até mesmo comercialização. Mas ela também ganha espaço em pergolados e outros espaços. Como por exemplo, em canteiros, que são utilizados para embelezar jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques.
Água e temperatura adequada são essenciais
para o bom desenvolvimento da hortênsia
Como a hortênsia é originalmente de clima ameno, não se desenvolve bem em climas mais quentes e secos. Mas, devido às técnicas de melhoramento genético, há variedades dela cultivadas em países de clima tropical, temperado e subtropical.
Arbusto semilenhoso, com altura de 1 a 2,5 metros e folhas grandes, brilhantes e coriáceas, a hortênsia tem variação de cores de suas flores influenciada pelo nível de acidez e oncentração de alumínio no solo.
Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada e cultivada aqui em nosso país.
Informações de cultivo:
Solo – Solos férteis, bem irrigados, com boa drenagem e muita matéria orgânica
Clima – Subtropical, tropical e temperado
Área mínima – Pode ser plantada naturalmente em vaso
Colheita – De 7 a 8 meses após o plantio
Para iniciar o cultivo de hortênsias é aconselhável adquirir mudas já prontas, através de viveiros, floriculturas ou lojas de jardinagem, já preparadas para o plantio.
A hortênsia se adapta aos mais variados tipos de solos, mas alguns necessitam de complementação e um tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação. Necessita de luz solar pela manhã e sombra parcial a tarde para o crescimento.
Quando suas hortênsias já estiverem adultas e muito grandes, certifique-se de podá-las no período correto do ano de acordo com a variedade que você cultiva.
E você? Também se apaixonou por essa maravilha da natureza? Então mãos à terra e bom plantio!
Curta nossa página no Facebook, marque os amigos e conte-nos seus segredinhos para cuidar das plantas!