Se você ama flores, plantas e é
fã do Coral, esta é sua flor!
A trepadeira Jade possui beleza estonteante, traz alegria, cor e personalidade aos ambientes e excentricidade ímpar. Escolher uma trepadeira pode parecer uma tarefa banal, mas há que se considerar tanto o aspecto visual quanto as condições físicas e químicas do solo e do ambiente. Se há um caramanchão, pergolado ou varanda que precise de uma repaginação paisagística e o clima da região em que você vive for de ameno a quente, considere o cultivo da bela trepadeira-jade.
Natural das florestas filipinas, a trepadeira-jade ainda não é utilizada em larga escala em projetos paisagísticos graças à sua aura ainda exótica. Contudo, alguns jardins mais “descolados” estão sendo ponta-de-lança desta vigorosa trepadeira. Não é para menos; a trepadeira-jade é muito resistente, tem crescimento vigoroso com seus ramos lenhosos e de grande capacidade de cobertura, formando agradáveis oásis de sombra. Nada impede que se plante a trepadeira em cercas e treliçados, mas sua beleza visual fica comprometida, pois sua graça é mostrar suas folhas e flores pendentes.
As folhas elípticas da trepadeira-jade são dispostas de três em três por todos os ramos, proporcionando um adensamento perfeito para a sombra de um caramanchão, pérgola ou construção semelhante. Como os ramos podem crescer linearmente até 18 metros se não forem podados, a área coberta pela trepadeira-jade pode ser usada como uma copa ou bar ao ar livre. A florada acontece na Primavera e Verão, e suas flores são um espetáculo à parte.
As inflorescências nascem em pseudocachos (ramos com consistência menos dura), que podem alcançar até três metros. As flores têm um tom coral maravilhoso – daí o seu nome popular. A pedra semipreciosa jade tem a mesma nuance de cor – e seu formato é peculiar, parecendo a garra de um felino colocada ao contrário. Esta forma faz com que a flor seja muito atraente aos polinizadores como os beija-flores. Reza a lenda que nas Filipinas um destes polinizadores naturais é o morcego, que vem se alimentar de suas pequenas vagens.
O solo em que será plantada a trepadeira-jade deve ser rico em matéria orgânica – húmus enriquecido com farinha de osso é uma boa escolha – e mantido com regas regulares, cerca de duas vezes por semana. Se o pH do solo tender para a alcalinidade, o tom coral será mais intenso. A adubação de reforço é recomendável na Primavera, para estimular floradas vivazes. As podas de contenção e adensamento são recomendáveis no Inverno, pois a troca das folhagens é feita naturalmente e a eliminação de folhas na poda ajuda a deixar a trepadeira-jade ainda mais vistosa. Não é tolerante ao frio.
Aqui na MB Garden você encontra esta e outras maravilhas da natureza!
Curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram, marque amigas que adoram plantas e bora interagir!