Colorido que encanta, fascina e
traz vida ao paisagismo e decoração!
Cróton ( Codiaeum variegatum ) é uma planta muito utilizada no paisagismo aqui no Brasil, devido à beleza de suas folhas coloridas, facilidade nos cuidados e fácil adaptação ao nosso clima tropical.
Também conhecido como folha imperial, o Cróton tem em sua folhagem seu grande atrativo: são folhas multicoloridas que podem mesclar tons de amarelo, vermelho, roxo, verde, rosa, branco e laranja.
A planta até mesmo dá flor, mas são pequenas e discretas e a “sensação” mesmo fica por conta de suas folhas, que podem apresentar diferentes formatos, mais arredondadas, pontiagudas ou recortadas, dependendo da variedade escolhida.
Formatos
As folhas do Cróton podem apresentar formatos diferentes.
O Cróton é muito versátil, podendo ser cultivado em vasos ou diretamente no chão. Se plantado no chão, ele pode atingir até 3m de altura. Então, quer um pouco desse colorido na sua vida? Nós te ensinamos a cultivar!
Solo: Precisa ser leve e fértil. Utilize sempre um composto rico em matéria orgânica, como adubo animal, misturado à terra vegetal
Local: De extrema importância! O Cróton precisa de sol para ter folhas saudáveis e bonitas e não tolera o frio. Quanto mais sol, mais bonito ele fica. Então ele é ideal para seu quintal ou aquele espaço onde bate sol forte e não é a melhor escolha para ambientes internos. Mas, caso queira arriscar, escolha o local mais iluminado possível, onde pegue ao menos um pouco de sol (perto de uma janela por exemplo) e evite ar condicionado. Em locais sem iluminação adequada, as folhas começam a ficar feias, e podem morrer. Se notar sinais de folhas murchas e sem vida, mova-o imediatamente para um local com sol. E não se esqueça de limpar as folhas regularmente pois, em interiores, o Cróton pode acumular poeira, o que deixa as folhas feias e apagadas;
Rega: Mantenha a terra úmida, porém sem encharcar. Uma boa dica é molhar com quantidades menores de água, porém com mais frequência. Assim o solo não encharca e nem desidrata. Essa rega pode ser feita diariamente ou a cada 2 dias, dependendo do clima. O Cróton também aprecia boa umidade do ar. Para isso, você pode colocá-lo próximo a outras plantas que também apreciem umidade (como bromélias ou outros Crótons) ou borrifar água sempre que possível;
Adubação: O cróton não exige muito quanto à adubação, mas caso queira, pode-se utilizar adubos para folhagens, encontrados em floriculturas ou lojas especializadas;
Poda: Por ter um crescimento bem “comportado”, o Cróton não exige podas;
Viu só que folhagem mais linda que você pode encontrar aqui na MB Garden para deixar seu jardim e sacada ainda mais bonitos?
Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram, marque amigos e não deixe de conferir a infinidade de plantas, flores e folhagens que a MB Garden dispõe com toda qualidade que você merece!