As orquídeas chuva de ouro são cientificamente conhecidas pelo nome Oncidium.
Elas apresentam cerca de 600 espécies, sendo a maioria epífitas (vivem em árvores).
São encontradas principalmente no Brasil, Paraguai, Norte da Argentina, porém são distribuídas por toda a América tropical.
Flores e Floração
Sua floração ocorre por um período bem curto que pode durar de 1 semana até 1 mês, dependendo do cultivo e de outros fatores.
Muitos cultivadores dizem que a época da floração não é igual para todas as plantas e, por isso não se pode especificar o mês ou período correto. Mas elas apresentam sim uma época de floração, mesmo que não se aplique a todas, essa época é de agosto a setembro.
Suas flores são pequenas e normalmente apresentam a cor amarela, por isso elas receberam o nome popular de chuva de ouro, mas elas também podem ser de outras cores como laranja, marrom e verde.
Ela não é uma orquídea muito grande, mas também não pode ser considerada pequena, o seu tamanho varia de 30cm até 75cm, o que depende muito da espécie.
Para identificar se sua orquídea pertence a essa espécie basta seguir um procedimento muito simples:
– Verifique se ela tem um calo bem no labelo de sua flor. Caso tenha, ela é uma Oncidium. 😉
Uma dica especial: existem algumas técnicas muito eficientes que poucos cultivadores conhecem, essas são técnicas que facilitam o seu cultivo em praticamente todas as etapas e, você pode conhecê-las agora.
A chuva de ouro é uma das orquídeas mais simples de se cultivar, sendo conhecida por se adaptar a quase todos os climas.
Cultivando
Plantá-las em árvores imitando o seu habitat natural ou em vasos de barro que tenham uma excelente drenagem. Sendo o cultivo em árvores o mais recomendado.
Dicas: regar à noite e as temperaturas ideais para que a Onicidium resista bem, variam de 14ºC até 35ºC. Mesmo assim, evite as temperaturas extremas (a mínima e a máxima).
O local onde a chuva de ouro será cultivada, deve ter uma luminosidade alta, algumas vezes com sol direto.
As necessidades de luz podem variar de sol direto a quase total, dependendo da espécie. A maioria prosperará de uma a várias horas de sol por dia. Geralmente, as plantas com folhas mais espessas, como “onça de mula” e “oncidiums”, podem suportar mais luz.
Corra para MB Garden e garanta a sua, além de orientações de como cuidar, principais adubos, substratos e tudo que você precisar para manter suas plantas cada vez mais lindas!
Se quiser, pode nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp, teremos o maior prazer em lhe atender!
Acompanhe nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram, marque amigos e não deixe de conferir a infinidade de plantas, flores e folhagens que a MB Garden dispõe com toda qualidade que você merece!