Essa uva incrível tem esse nome popular devido ao formato de seus frutos, grandes e arredondados, muito semelhantes às jabuticabas. Ainda bastante rara no Brasil, ela é bastante conhecida nos Estados Unidos, onde é consumida não apenas in natura, mas na fabricação de sucos, geléias e sobremesas.

 

CARACTERÍSTICAS E CULTIVO

A Vitis rotundifolia é nativa da região sul dos Estados Unidos e é cultivada há séculos. Há registros de seu cultivo e consumo desde o século 16, e ainda é cultivada em toda a região sul do país, que é mais quente, com um clima relativamente parecido com o do Brasil. Isso porque ela é adaptada a esse clima quente e úmido.

 

Quando maduras, sua cor varia entre roxo escuro, preto e bronze. Outras variedades mais selvagens podem ser até mesmo verdes. Na natureza, fora dos locais de cultivo, essa planta serve de abrigo para animais, como os pássaros, além de também fornecerem alimento. Além disso, também hospedam as larvas de algumas mariposas.

 

 

Devido à sua casca escura e muito pigmentada, as uvas jabuticabas são ricas em polifenóis, que são substâncias utilizadas há muitos séculos para pigmentar, entre outras coisas, tecidos e couros. Além disso, possuem proteínas, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.

 

O cultivo é bastante simples. Elas crescem melhor em um terreno úmido e fértil, mas não encharcado, nem sujeito a alagamentos: isso pode fazer suas raízes apodrecer, levando-a à morte. Secas muito prolongadas também são prejudiciais. Devido à sua casca grossa, a uva jabuticaba não é muito suscetível a pragas e doenças muito comuns a outros tipos de uvas.

Seu cultivo deve ser feito sob sol pleno, e as regas devem ser regulares, de duas a três vezes por semana, dependendo da estação. É preferível que se utilizem adubos orgânicos.

 

Vamos buscar uma solução verde para o seu espaço!

 

Acompanhe a MB Garden nas redes sociais e confira dicas toda semana!

 

MB Garden no Facebook | MB Garden no Instagram